05 de outubro de 2012
Selo atesta a sustentabilidade da madeira plástica, produto fabricado com matéria prima reciclada
A Madeplast, instalada na região metropolitana de Curitiba, recebeu o Selo Verde Master Ambiental, que atesta a sustentabilidade do produto desenvolvido pela indústria paranaense, a madeira plástica.
Após uma análise do processo de fabricação e da documentação, o Selo Verde demonstra o respeito a padrões ambientalmente corretos, conforme as funções e características de cada produto.
“Eles utilizam a farinha de madeira, o PEAD (polietileno de alta densidade), que é um plástico reciclado e outros compostos para formar o produto, moldado conforme o cliente deseja”, descreve Anelise de Castro, engenheira ambiental e analista da Master, responsável pela certificação da Madeplast.
A analista da Master destaca alguns benefícios da madeira plástica. “O reaproveitamento de resíduos, a redução na geração de gases e no consumo de energia elétrica tornam o produto ecológico, além da diminuição do desmatamento”. Adicionalmente, a manutenção da madeira plástica é mínima em relação à convencional e o desenvolvimento de novos materiais é uma tendência em sustentabilidade.
A engenheira química e gestora de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Madeplast, Patrícia Nodolny, conta que a concepção do produto surgiu a partir do contato com a tecnologias observadas em países da Europa. “Nesses locais a madeira plástica é muito utilizada e no Brasil adaptamos o produto às matérias-primas que possuímos”, explica.
Patrícia destaca a importância do Programa de Incentivo à Pesquisa e Inovação. “Além da captação de recursos e de profissionais capacitados, o incentivo à inovação transmite confiabilidade ao público e demonstra a preocupação ambiental da empresa”, conclui.
Fonte: Master Ambiental