19 de março de 2012
A MVC, fabricante de produtos em plásticos de engenharia com sede em São José dos Pinhais (PR), decidiu formar parcerias para crescer a alcançar a meta de R$ 400 milhões em receita líquida anual em 2015.
Controlada pelas gaúchas Artecola, com 74% de participação, e Marcopolo, com 26%, a empresa anunciou a segunda joint venture, em menos de 4 meses e já negocia uma terceira associação, que deve ser formalizada em cerca de 3 meses.
Segundo o diretor-geral da companhia, Gilmar Lima, as parcerias fechadas buscam acelerar a incorporação de novas tecnologias ou a abertura de novos mercados para a MVC não ficar tão dependente do setor automotivo, que até 2011 respondeu por cerca de 80% das receitas. “Nosso objetivo com as alianças estratégicas não é investir menos, mas é muito mais ganhar tempo”, afirma o executivo, que neste ano revisou de R$ 25 milhões pata R$ 30 milhões o volume de investimentos programado para o ciclo 2010-2015.
A aliança firmada este mês foi com a mexicana Stabilit, do grupo Verzatec. A Stabilit MVC vai produzir, na fábrica da sócia brasileira em Caxias do Sul (RS), a partir de outubro, perfis em plástico reforçado, que podem substituir estruturas metálicas em obras de construção civil, explica o diretor-geral da MVC.
A MVC tem 51% da joint venture com os mexicanos, assim como no caso da associação com a BFG, do Bahrein, anunciada em novembro do ano passado e que em junho começa a fabricar componentes para trens, em São José dos Pinhais. O primeiro cliente da BFG Brasil será a fábrica da Bombardier instalada em Hortolândia, SP.
A próxima associação, conforme Lima, já está em negociação e será focada na produção de chapas prensadas a quente para caminhões e tratores. A unidade também ficará no Paraná. Os nomes dos possíveis parceiros são mantidos em sigilo.
Fonte: Valor Econômico.