Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

ESG como fator estratégico para a competitividade das indústrias do Plástico no Paraná

 

A reunião do RH, ocorrida na última quarta-feira (19), na sede do Simpep, discutiu temas valiosos para o futuro das indústrias do plástico, entre eles, dados de pesquisa da PWC a qual atesta que 77% dos investidores europeus pretendem parar de comprar produtos que não sigam critérios ESG nos próximos dois anos.

Muito mais do que uma tendência ou uma sigla da moda, o ESG (Ambiental, Social e Governança) é uma necessidade – e o setor do plástico do Paraná não pode ficar para trás, destacou o presidente do Simpep, Arlei Gláucio Martins. Segundo ele, a crescente pressão de consumidores, investidores e novas regulamentações é uma prova de que as práticas sustentáveis não são mais uma opção, mas um fator decisivo para a competitividade e longevidade das indústrias.

“O setor plástico tem um papel fundamental nesse cenário. Repensar processos, reduzir resíduos, investir em reciclagem e buscar inovação são passos essenciais para garantir o futuro das nossas indústrias”, destacou o presidente do Simpep.

Ele também reforçou a importância da contribuição do SESI Paraná em oferecer soluções para apoiar as indústrias na implementação do ESG, fortalecendo o compromisso com as práticas sustentáveis e contribuindo para fazer do Paraná um dos melhores lugares para as indústrias.

A palestra “A Importância do ESG nos Negócios”, ministrada pela consultora de Negócios em Sustentabilidade do SESI, Fernanda Favoratto M. Butenas, explorou como essas práticas impactam no relacionamento com investidores, instituições financeiras, fornecedores, clientes e a sociedade. Também foram compartilhados diversos dados e exemplos sobre como integrar o ESG à estratégia empresarial e os ganhos em produtividade destas práticas.

O ESG (Environmental, Social, and Governance) é um conjunto de critérios essenciais para a avaliação de riscos, oportunidades e impactos nos negócios, orientando práticas sustentáveis. No pilar ambiental, destaca-se a gestão de emissões, uso de recursos naturais e preservação da biodiversidade. O pilar social abrange impactos nas comunidades, direitos trabalhistas, inclusão e qualificação profissional. Já a governança foca na transparência, ética, ações anticorrupção e gestão eficiente.

Seguir esses princípios não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que buscam crescimento responsável e alinhado às demandas globais.

CAPACITAÇÃO E INOVAÇÃO

Além desta temática, foram ministradas duas outras palestras com seguintes temas: “Saúde Mental no Trabalho: sua empresa está preparada?” e “Gestão dos programas legais, laudos, esocial e medidas a serem adotadas”, com participação ativa dos profissionais e lideranças presentes.

O Simpep vem realizando uma série de capacitações, seminários online e treinamentos focados em temas relevantes para a indústria do plástico, com o objetivo de capacitar gestores, equipes técnicas e profissionais de RH com as melhores práticas de mercado, em prol de elevar a competitividade e a inovação no setor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Simpep

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731, 3° andar, conjuntos 301/302

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163