24 de fevereiro de 2012
A Comissão Européia concedeu uma contribuição financeira para pesquisa e desenvolvimento de processos e procedimentos de qualidade para a valorização de plásticos reciclados a serem usados em aplicações em contato com alimentos.
O projeto de três anos, iniciado em novembro de 2011 e chamado de “SupercleanQ”, consiste de um consórcio de doze participantes que garantiu um financiamento de 1,9 milhão de euros da UE para desenvolver ferramentas de garantia da qualidade e procedimentos para processos de reciclagem de plásticos direcionados para aplicações em contato com alimentos.
As ferramentas serão aplicadas a um novo processo para a reciclagem de PET colorido e em camadas que não pode ser processado pelas unidades de reciclagem de PET atuais e depois ser usado em aplicações de contato com alimentos.
Os resultados do projeto vão acelerar o desenvolvimento de novos processos de reciclagem para o mercado mais amplo de materiais que entram em contato com alimentos e fornecer garantia de qualidade para os transformadores e usuários finais de aplicações de produtos reciclados para contato com alimentos, desta forma superando barreiras e expandindo esse mercado de reciclagem de alto valor. Para mais informações sobre o projeto SuperCleanQ, visite o site: www.supercleanq.eu.
Fonte: Blog do Plástico.