Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Adesão ao plano de logística reversa é obrigatória

A adesão dos transformadores de plástico à Política Nacional de Resíduos Sólidos é de extrema relevância para o setor e obrigatória sob o aspecto legal.

O Ministério Público sinalizou ao Simpep que iniciará o processo de fiscalização e notificações das empresas que não aderirem aos programas de logística reversa no Paraná, multando severamente as indústrias do segmento.

A partir deste mês de agosto, a nova prática passa a ser obrigatória e a multa para descumprimento pode variar de 5 a 50 mil reais.

Uma das alternativas para quem ainda não firmou parceria para destinação de resíduos é a CVMR – Central de Valorização de Materiais Recicláveis, iniciativa apoiada e financiada pelo Simpep, com sede em Pinhais.

O local dispõe de 2 mil metros quadrados com equipamentos de ponta, entre eles prensas com capacidade para 35 toneladas, além de veículos para transporte de materiais.

Ampliando sua área de atuação, a CVMR já está em processo de criação de outras seis unidades no Paraná para atender as demandas de Londrina, Maringá, Carambeí, Cascavel, Francisco Beltrão e Guarapuava.

Com grande impacto social, por meio da Cooperativa Cataparaná, a CVMR tem beneficiado cerca de 150 famílias, em uma única sede. Com as novas áreas de atuação previstas, outras centenas de famílias serão favorecidas.

 Benefícios da Logística Reversa

Criada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tem como objetivo compartilhar com o empresariado a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos, por meio da logística reversa e do acordo setorial.

Além de gerar menos impacto ambiental, o destino adequado dos resíduos contribuiu para a geração de empregos e renda. A própria lei já estabelece uma participação de “grupos interessados, em especial das cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda”.

As empresas associadas interessadas em aderir à CVMR podem entrar em contato com o Simpep, pelo telefone (41) 3222-4551.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163