Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

NR12: empresas recebem relatório do Senai

No último dia 06 (maio) foram finalizadas todas as entregas dos relatórios diagnósticos dos serviços de consultoria em NR 12 para as 15 primeiras empresas que fecharam contrato de consultoria com SENAI, mediante primeira edição de convênio com o Simpep.

O convênio, oferecido com subsídios pelo sindicato, visa esclarecer aos empresários sobre a legislação vigente, de forma específica, orientando quais ações pertinentes a custos de possíveis adequações à norma em seus respectivos parques fabris.

De acordo com o empresário Silviano T. Camara Filho, da Nekplast Indústria, Comércio de Embalagens Plásticas, um dos primeiros assinar o convênio, a consultoria representa uma iniciativa de extrema importância para a sustentabilidade dos negócios no setor e deve ser realizada por todos, como forma de garantir desgastes com a fiscalização e recursos com adaptações sem embasamento técnico.

Segundo ele, logo no  primeiro dia de consultoria do Senai foi possível perceber como o serviço terá impacto na rotina de trabalho de sua empresa. “ Mesmo com uma máquina nova na fábrica, já com os equipamentos da NR12, e tecnicamente aprovada, verificamos que precisaríamos fazer uma série de adaptações em nossas instalações, de forma a fazer cumprir com a legislação. Ou seja, o conhecimento é complexo e engloba várias questões relacionadas também à capacitação de colaboradores e sinalização”,   destaca o associado Silviano T. Camara Filho.

Para o empresário ficou claro que terão que gastar tempo, dinheiro e entender profundamente sobre o tema. “Trata-se de um benefício para a nossa empresa, pois nos cabe zelar pela segurança de nossos trabalhadores, caso contrário seremos negligentes com nosso próprio negócio”, destaca.

A equipe técnica do SENAI realiza esse trabalho  observando todas as máquinas (estacionárias e periféricas) para realizar a confrontação com o determinado na NR-12. Ao final, é elaborado o relatório de auditoria com as situações de não conformidade de cada uma, onde constarão todos os  encaminhamentos necessários à regularização.

Para mais informações sobre a consultoria, entre em contato com: simpep@simpep.com.br

 

 

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163