Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Jovens especialistas para as Indústrias do Plástico

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias do Material Plástico no Estado do Paraná (Simpep) em parceria com o Senai.

O objetivo do programa é incentivar jovens, regularmente matriculados no ensino regular ou que já tenham concluído, a conquistarem a oportunidade do “primeiro emprego”, realizando a prática profissional em empresas do setor.

O curso profissionalizante ofertado é o de Aprendizagem Industrial em Operador de Processos de Transformação do Plástico, cujo objetivo é auxiliar na operação e preparação de máquinas de termoplásticos e fabricação de produtos, identificar as principais unidades da máquina, controlando processos de produção e condições do produto, manipulando materiais de transformação por meio de reposição de matérias-primas, seguindo procedimentos de trabalho e normas de saúde, segurança e meio ambiente.

Na modalidade Aprendizagem Industrial, o curso é gratuito e tem duração de um ano e seis meses com atividades teóricas e práticas específicas na área de Conhecimento em Plásticos e Polímeros.

Para ingresso, os interessados devem realizar a inscrição na Unidade Senai São José dos Pinhais até o dia 19 de agosto e realizar o processo seletivo que consiste em uma prova teórica.

Oportunidades de mercado

Atualmente, o Paraná é o quarto estado brasileiro em número de empregados: são 25.343 funcionários formais, representando 7,2% do total de empregados no setor do país.

O setor de transformados plásticos tem como projeção de crescimento para 2014 de 1,8% na produção física, que significa um aumento nominal de 8% e real de 2% na produção em valores, o crescimento deve ser de 9% no consumo aparente de transformados plásticos e de 2% no nível de emprego.

Além disso, o projeto está inserido no Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo a elevação da mão de obra do setor e o cumprimento da Lei 10.097, que determina cotas de aprendizes para indústrias. Uma oportunidade para os estudantes e também para as empresas.

Serviço:
Curso: Operador de Processos de Transformação de Plásticos
Local: Escola do Plástico – SENAI – São José dos Pinhais
Carga horária: 900 horas/aula (3 semestres)

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163