Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Convergência de valores e respeito ao meio ambiente

Com uma boa dose de idealismo, muita disciplina e grande persistência, o empresário Alexandre Furuta, à frente da Plaskaper Termoplásticos S/A, segue com a mesma filosofia da marca pautando sua trajetória na busca constante por melhorias dos processos e por soluções para reduzir o impacto de resíduos ao meio ambiente.

Juntamente com seu pai Lauro Furuta, administra a Kapersul e a Plaskaper, com uma visão muito clara de valores e objetivos.

O resultado é fruto de um longo é árduo trabalho de aprimoramento empresarial, com foco em sustentabilidade. Eles estão no mercado de reciclagem de plástico há mais de 12 anos, com a Plaskaper, uma das empresas Grupo Kapersul, que se formou há 32 anos, com atuação no gerenciamento de resíduos industriais.

As empresas são reconhecidas hoje no mercado não só pela excelência em reciclagem mas também pelos processos inovadores desenvolvidos para reduzir o destino de materiais para aterros industriais e para viabilizar a reciclagem de diversos tipos de materiais.

Na opinião de Furuta, podemos entrar em uma nova era, e uma prova disto é que o mercado de reciclagem de polietileno atualmente apresenta-se muito aquecido. “A reciclagem é uma prática cada vez mais valorizada pela sociedade, e será cada vez mais importante com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Por outro lado, a informalidade do mercado e a falta de incentivos fiscais são pontos críticos que dificultam o mercado a crescer”, avalia.

Sua empresa produz granulados reciclados de Polietileno de Baixa e Alta Densidade e Polipropileno. “Nossos produtos podem ser utilizados basicamente para a fabricação de lonas plásticas, filmes industriais, sacolas plásticas e peças injetadas”, resume.

Em relação ao gerenciamento da Plaskaper Termoplásticos, ele ressalta que mantém uma estrutura própria de reciclagem de plásticos, com processos de classificação, lavação, extrusão e controle de qualidade dos materiais. A capacidade produtiva da empresa chega a mil toneladas de plástico reciclado por mês, oferecendo granulados para utilização em processos de extrusão e injeção.

“Estamos buscando melhor eficiência das máquinas, reduzindo as quebras e manutenções corretivas. Atualmente, estamos com eficiência de aproximadamente 75% da capacidade produtiva e vamos buscar atingir a meta de 90%”, ressalta.

Outro foco, segundo ele, será a redução de custos de processo aliada ao aumento de produção.

“Atualmente, estamos com a indústria em plena mudança, com novos investimentos nos setores de lavação de materiais. Esta linha está sendo atualizada com a chegada de um novo moinho, novas lavadoras e sistema de secagem. Toda esta tecnologia vem sendo pesquisada e desenvolvida internamente na empresa. E complementando o investimento, no segundo semestre deste ano, teremos a chegada de uma nova extrusora para 1700kg/hr”, adianta o empresário. 

Tudo isso elevará a capacidade produtiva da empresa para 1.600 tons/mês. E a meta da Plaskaper, com os novos investimentos, é tornar-se o maior reciclador de polietileno da América Latina, utilizando-se da mais alta tecnologia disponibilizada no mercado.

Para sustentar todo este processo de crescimento e contribuir efetivamente com o desenvolvimento do setor, Alexandre Furuta colocou como desafio para este ano participar de forma mais efetiva das reuniões do Simpep. “Os encontros  são de muita utilidade para se buscar informações sobre o setor e nos mantermos atualizados sobre questões de legislação e assuntos referentes ao nosso mercado. Com as mudanças realizadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a troca de ideias e a união das empresas associadas serão cada vez mais importantes para atingirmos o crescimento coletivo e aumentarmos a importância da consciência de reciclagem”, finaliza.

Publicado em: 19/02/2014

Clique aqui para visualizar a newsletter completa.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163