Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Convênio com SENAI visa eficiência energética

O SIMPEP  é o primeiro sindicato do Paraná a firmar Convênio com SENAI para realização de Diagnóstico e Medições de Eficiência Energética oferecendo incentivos aos associados de até R$ 3.000,00 (três mil reais) e parcelamento em até 06 (seis) vezes.

Firmado em 12 de novembrconvenio com o senaio último, na sede do SIMPEP, o acordo prevê a formação do primeiro grupo de 20 (vinte) empresas, sendo que a única condição é que a associada esteja quite com suas obrigações perante o SIMPEP.

A presidente do sindicato, Denise Dybas Dias, agradeceu a parceria e ressaltou a importância da iniciativa em especial para as pequenas e médias empresas, que poderão ser incentivadas a buscar soluções para minimizar seus custos por meio do convênio.

Sonia Regina Hierro Parolin, gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação da Diretoria Regional Senai Paraná, também destacou que a parceria representa uma oportunidade para as empresas se beneficiarem com  toda a expertise do órgão nesta área energética, contando com o conhecimento acumulados últimos anos prestando consultorias para industrias dos mais diversos setores.

“Nosso diagnóstico é minucioso, trata-se de um levantamento preciso das perdas das energias, não somente no sistema elétrico das fábricas, mas também nos diversos processos produtivos, incluindo o próprio layout e disposição das máquinas. Realizamos desde avalições mais simples, como a verificação da incisão de luz nos ambientes, até as de maior complexidade que envolve cálculos e modelos matemáticos mais avançados”, explica Sonia Regina Parolin .

Ela destaca que o SENAI está se empenhando em soluções de consultoria, para que os empresários possam atravessar o momento de crise atual. Entre a cartela de novos serviços, está uma análise de produtividade que se utiliza de algumas ferramentas do Lean Manufacturing, filosofia conhecida mundialmente como Sistema Toyota de Produção.

O Lean Manufacturing é uma ferramenta de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Segundo a representante do SENAI, a metodologia já foi aplicada em indústrias do segmento e metal mecânico e de madeira e imobiliário e em breve será disponibilizada para outros setores.

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163