Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná
telefone:
(41) 3224-9163

Braskem e ABIPLAST capacitam gestores em finanças

Um pacote de ferramentas em finanças, com a utilização de um modelo de custos e rentabilidade, que visa a capacitação e o desenvolvimento de habilidades gerenciais nas indústrias, foi oferecido pela Braskem e Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), para empresas da indústria de transformação plástica do Paraná, no último dia 15 de abril, em evento realizado na FIEP.

Tendo como foco em elevar a qualidade das práticas contábeis nas indústrias, a capacitação foi realizada por consultores da prestigiada consultoria internacional Advisia OC&C que mostraram um sistema completo de planilhas para levantamento de custos.  A ferramenta possibilita ao empresário analisar o seu negócio e portfolio de produtos de forma clara e rápida, visando a rentabilidade e o lucro, com base em uma metodologia avançada.

A iniciativa  faz parte do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast),  que desenvolve uma série de programas estruturais visando a ampliação da competitividade, inovação e o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de transformação plástica.

Criado em 2013, o programa está apoiado em três pilares. O primeiro trata-se da exportação de transformados, com o objetivo de dobrar a exportação brasileira de transformados em polietileno e polipropileno em dois anos. Já o segundo refere-se a estimular a competitividade do setor por meio de capacitação, fomento à inovação e apoio aos clientes. E por fim, promover e valorizar as vantagens do plástico como solução sustentável para a sociedade.

Ao longo de 2014, 326 empresas participaram de alguma ação do PICPlast com base em seus pilares. Em 2015, o programa continuará com as capacitações e investirá os seus esforços na promoção das vantagens do plástico e do consumo responsável, em ações de educação ambiental e no suporte para ampliação da reciclagem dos plásticos no Brasil.

IMAGEM DO PLÁSTICO

A presidente do Simpep,  Denise Dybas Dias, agradeceu em nome do Simpep , a iniciativa de capacitação oferecida e falou  reforçou  a importância  de unir todos os elos da cadeia do plástico, no sentido de arrecadar recursos para a promoção da imagem do plástico, que valorizem as vantagens do produto como solução sustentável para as necessidades da sociedade moderna, à exemplo da criação do Fundo Setorial, criado pela  Braskem/Abiplast.

O fundo recebe contribuições dos produtores de resinas e da cadeia de transformação, sendo administrado por um Comitê Gestor composto de membros da segunda e terceira gerações dessa cadeia produtiva.

Para as empresas que aderirem será incluída na nota fiscal a contribuição de R$ 1,00 líquido por tonelada de resina adquirida de fornecedores participantes do mercado brasileiro. Os fornecedores de resinas contribuirão com R$ 2,00 líquidos por tonelada adquirida na mesma transação.

Sendo assim, cada empresa que aderir a essa inciativa contribuirá diretamente com ações de valorização do plástico, programas de educação ambiental, conscientização da importância do plástico em nossas vidas, promoção do consumo responsável e suporte para ampliação da reciclagem do plástico no Brasil.

Saiba mais em www.picplast.com.br

Localização

Edifício New York Building
Rua João Negrão, 731 – terceiro andar, conjunto 301

Centro, Curitiba – Paraná.

CEP: 80010-200

(41) 3224-9163